sábado, 31 de julho de 2010

VALE A INDICAÇÃO (3): ESCALA ESPECÍFICA DE QUALIDADE DE VIDA NO AVE

A OMS define Qualidade de Vida como sendo a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, dentro de seu contexto cultural e em relação a seus objetivos, expectativas e padrões sociais, mas vale destacar que ainda não existe uma definição consensual para o termo. Conceituações a parte, é inegável que a meta final da fisioterapia é melhorar a qualidade de vida daqueles que recebem algum atendimento fisioterapêutico. Logo, faz-se necessário a utilização de instrumentos que mensurem a qualidade de vida dos indivíduos, podendo-se, assim, avaliar as repercussões dos procedimentos terapêuticos aplicados na qualidade de vida dos nossos pacientes.

Por isso, gostaria de indicar a Escala Específica de Qualidade de Vida no AVE (EQVE-AVE). A EQVE-AVE é composta de 49 itens distribuídos em doze domínios, apresentando três possibilidades de repostas desenvolvidas em uma escala likert com escore de um a cinco. Para cada domínio utiliza-se uma opção de resposta, sendo que a opção de concordância ou discordância será utilizada para os domínios energia, papéis familiares, humor, personalidade e papéis sociais. Nos domínios de linguagem, mobilidade, memória/concentração, função da extremidade superior, visão e trabalho/produtividade, a opção de resposta, dificuldade na realização de tarefa deve ser utilizada, já a opção quantidade de ajuda necessária é utilizada na pontuação dos itens do domínio auto-cuidado. Em minha opinião, o grande diferencial da escala é sua especificidade, uma vez que é direcionada as particularidades e domínios mais afetados pelos pacientes após AVE.

Para os mais curiosos, indico a leitura da dissertação de Mansueto Gomes Neto intitulada Aplicação da Escala de Qualidade de Vida Específica para AVE (EQVE-AVE) em hemiplégicos Agudos: Propriedades Psicométricas e sua Correlação com a Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde.

Vale a indicação!!!

Por Renan Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário